PORTAL DO CAMPO DE PÚBLICAS

ANEPCP subscreve carta que pede revogação da portaria nº 34/2020 da Capes

  24/03/2020
  Atualizado em 22/03/2022



 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e as Sociedades Científicas Afiliadas, dentre elas a ANEPCP, encaminharam carta ao presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acerca da publicação da Portaria Capes nº 34, de 9 de março de 2020, a qual, conforme o documento enviado, foi publicada sem diálogo prévio com a comunidade científica e poderá levar o sistema de pós-graduação nacional ao colapso. O texto da Portaria afirma que poderá haver redução de bolsas de Mestrado e de Doutorado em todos os Programas de Pós-Graduação, independentemente de sua qualidade ou de critérios objetivos.

As entidades demonstraram perplexidade em relação à urgência com que a referida portaria foi editada, revogando a forma de distribuição de bolsas anteriormente discutida e acordada com a comunidade científica. Ainda, demonstrou-se insatisfação com o momento em que tal alteração normativa foi realizada, tendo em vista o atual contexto de pandemia, que requer ainda mais investimentos para o fortalecimento da produção do conhecimento científico.

Ao final da Carta, as entidades signatárias requereram a revogação da Portaria e relembraram o longo histórico de discussão e gestão conjuntas entre a Capes e a comunidade científica.

 

Acesse o inteiro teor da carta em: http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/mais-de-60-entidades-cientificas-subscrevem-carta-que-pede-revogacao-da-portaria-da-capes/