PORTAL DO CAMPO DE PÚBLICAS

EnANPAD/Divisão Administração Pública: edital para submissões 2015

 
20/02/2018
 
Atualizado em
22/03/2022

Submissões EnANPAD 2015 – Divisão de Administração Pública

Até o dia 5 de maio estão abertas as submissões de artigos para o EnANPAD 2015. Confira – abaixo – os 11 temas de Administração Pública e os seus respectivos descritores.

——————————————————————————————————-
Divisão de Adm. Pública (APB) da ANPAD

Coordenador: Alketa Peci – FGV/EBAPE
Comitê Científico: Armindo dos Santos de Sousa Teodósio – EACH/USP
Fernando de Souza Coelho – EACH/USP
Ricardo Corrêa Gomes – PPGA/UnB

Tema 01 – Estado, Sociedade, Governo e Administração Pública
Líder: Maria Carolina Martinez Andion – ESAG/UDESC
Estratégias, estrutura, atores, processos, relações e poder intrínsecos ao Estado e à sua administração pública. Crises e reformas nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Transformações nas configurações, funções e papéis assumidos pelo Estado. Governabilidade.

Tema 02 – Relações entre Estado e Sociedade
Líder: Marco Aurélio Marques Ferreira – PPGA/UFV
Relações entre Estado e organizações do terceiro setor, da economia solidária, não-governamentais, da sociedade civil e sem fins lucrativos. Espaço público, democracia participativa, cidadania, capital social e cultura política. Governança democrática e participativa e relações com atores interessados. Controle social e responsabilidade social. Desenvolvimento local e ação de organizações da sociedade civil e da economia solidária.

Tema 03 – Federalismo, Relações Intergovernamentais e Descentralização
Líder: Marco Antonio Carvalho Teixeira – FGV/EAESP
Repartição de encargos e recursos entre esferas de governo. Processo de descentralização e governança territorial. Papéis dos governos estaduais e municipais. Poder e desenvolvimento em nível subnacional. Arranjos institucionais cooperativos. Consórcios intergovernamentais. Associativismo e arranjos produtivos locais.

Tema 04 – Análise de Políticas Públicas
Líder: Claudia Passador – FEA-RP/USP
Teoria das políticas públicas pela abordagem do public policy analisys. Ciclo de políticas públicas: agenda-setting, processo decisório, formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e de programas governamentais. Novas abordagens teóricas e metodológicas em gestão de políticas públicas: intersetorialidade, redes sociais, territorialidade, dentre outras.

Tema 05 – Casos e Aplicações em Políticas Públicas
Líder: Mário Vasconcellos Sobrinho – UNAMA
Estudo das políticas públicas em uma perspectiva mais ampla e aplicada. Análise de casos de políticas, programas, projetos e atividades governamentais e públicas não estatais nas mais diversas dimensões e setores de intervenção: econômico, social, de infraestrutura, administrativo, institucional, entre outros.

Tema 06 – Planejamento, Finanças e Controle no Setor Público
Líder: Suely de Fátima Ramos Silveira – PPG-ADM/UFV
Processo de planejamento e orçamento governamental. Finanças públicas: tributação/arrecadação, gasto público e financiamento. Função de controle interno e externo. Políticas, gestão e mecanismos (ou instrumentos) relacionados com as questões de transparência, prestação de contas, accountability, responsabilidade fiscal e contratualização de resultados no setor público. Combate à corrupção.

Tema 07 – Organização e Gestão de Serviços Públicos
Líder: Antônio Sérgio Araújo Fernandes – NPGA/UFBA
Gestão de serviços públicos pela perspectiva da prestação de serviços públicos em setores específicos: energia, transporte, telecomunicações, recursos hídricos, saneamento, saúde, educação, segurança pública, atendimento ao cidadão, entre outros. Modos de provisão dos serviços públicos: prestação direta ou delegada; desestatização, privatização, publicização, desregulamentação, concessão e terceirização. Novos formatos institucionais e a prestação de serviços públicos: organizações sociais (OSs), OSCIPs, OMPS, PPPs e serviços sociais autônomos. Agências executivas e contrato de gestão. Papel regulador e agências reguladoras.

Tema 08 – Gerenciamento de Organizações Públicas: Funções Gerenciais e Áreas Funcionais I
Líder: Ivan Beck Ckagnazaroff – CEPEAD/UFMG
Funções e instrumentos gerenciais de planejamento estratégico, organização, direção e execução no âmbito intraorganizacional. Estilo e tomada de decisão em órgãos públicos. Estruturas e processos administrativos nas organizações públicas em áreas funcionais de: gestão de pessoas, liderança e cultura organizacional; comunicação, marketing e qualidade em serviços públicos.

Tema 09 – Gerenciamento de Organizações Públicas: Áreas Funcionais II e Abordagens Emergentes
Líder: Eliane Salete Filippim – Mestrado Profissional em Administração – UNOESC
Estruturas e processos administrativos nas organizações públicas nas áreas funcionais de: gestão de materiais e patrimônio; logística e suprimentos; gestão financeira; gestão de processos e sistemas de informações gerenciais. Informática pública e governo eletrônico. Abordagens e técnicas de gestão emergentes nas organizações públicas, tais como: gerenciamento de risco, compliance e contingência, gestão do conhecimento.

Tema 10 – Teorias e Metodologias em Administração Pública
Líder: Lindomar Pinto da Silva – PPGA/UNIFACS
Fundamentos teóricos da administração pública. Processo de construção, delineamento e desenvolvimento do campo da administração pública do ponto de vista ontológico, epistemológico e (inter)disciplinar. Paradigmas e modelos de gestão pública. Discussões sobre as abordagens teóricas que incidem na reflexão e análise dos objetos de estudo do campo: institucionalismo, escolha pública, teoria da agência, nova gestão pública, governança pública, entre outras. Estudos sobre as perspectivas metodológicas em administração pública.

Tema 11 – História, Memória e Construção de Agendas de Pesquisa
Líder: Frederico José Lustosa da Costa – PPGAd/EST/UFF
Perspectiva histórica da formação da administração pública no Estado brasileiro. Desenvolvimento e registro da memória em torno do escopo e dos objetos relacionados ao campo de estudo. Estudos comparados em administração pública. Avaliação da produção científica na área de administração pública. Reflexões sobre a construção de agendas de pesquisa para o campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *