2016 será um ano particularmente importante para a consolidação do Campo de Públicas. Os eventos dos estudantes entrarão numa fase em que acontecerão etapas regionais, nacional e latino-americana, embora estejam ainda pouco conectadas entre si, o que impossibilita acúmulos verticais, mas representa uma horizontalização muito importante para a redução das distâncias e diferenças regionais.
Ainda não há data para o ENEP-CP, mas provavelmente a segunda edição deste evento científico do Campo de Públicas ampliará a participação e a qualidade, fruto da experiência acumulada com a realização do primeiro.
Está prevista a criação da associação nacional dos profissionais egressos do Campo de Públicas durante o ENEAP 2016, o que significará uma nova frente articulada de atuação institucional, provavelmente a mais importante dos últimos anos.
É fundamental que o II Fórum do Campo de Públicas (paralelo ao ENEAP), momento “não institucionalizado”, uma espécie de “esfera pública” (ou espaço de interlocução horizontal que inclui estudantes, professores, coordenadores, egressos e diretores das instituições do Campo de Públicas) se desenhe com mais nitidez, com maior participação de todos os segmentos, pois do contrário o Campo de Públicas perderá sua singularidade, vindo a ser um conjunto de entidades funcionando de maneira tradicional.
ERECAP Nordeste IFCE Campus Crato-CE, 21 a 24 de abril de 2016
ERECAP Paulista UFABC, 14 a 16 de maio de 2016
ENEAP e II Fórum do Campo de Públicas UFRN, 16 a 19 de agosto de 2016
ENLAP maio de 2016