Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas

Ensino no Campo de Públicas

1. Fundamentos

  • O ensino é orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da Administração Pública (Resolução CNE/CES nº 1/2014).
  • Tem como eixo central a formação para o interesse público, com base em princípios democráticos, éticos e sociais.
  • Busca integrar teoria e prática, unindo fundamentos acadêmicos e experiências concretas de gestão pública.

2. Estrutura Curricular

  • Núcleo de formação básica: administração, economia, ciência política, sociologia, direito, métodos quantitativos e qualitativos.
  • Núcleo específico do Campo de Públicas: políticas públicas, gestão pública, gestão social, planejamento governamental, orçamento, participação social, inovação e governo digital.
  • Núcleo de práticas formativas: estágios supervisionados, projetos integradores, extensão universitária, laboratórios de políticas públicas, observatórios e simulações de gestão.

3. Metodologias de Ensino

  • Ênfase em metodologias ativas: estudos de caso, simulações, oficinas, projetos em parceria com órgãos públicos.
  • Extensão como princípio formativo: interação direta com comunidades, governos locais e movimentos sociais.
  • Pesquisa aplicada desde a graduação, estimulando iniciação científica e grupos de pesquisa voltados a problemas concretos do setor público.

4. Objetivos Formativos

  • Formar profissionais capazes de planejar, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas.
  • Desenvolver liderança ética e democrática, apta a atuar em diferentes esferas do Estado e da sociedade.
  • Garantir que o egresso tenha uma visão crítica, interdisciplinar e inovadora sobre os desafios públicos.

5. Desafios Atuais

  • Garantir a uniformidade e reconhecimento nacional dos cursos, que ainda variam bastante entre universidades.
  • Lidar com a inserção profissional dos egressos, buscando maior valorização em concursos e carreiras públicas.
  • Incorporar novas agendas (transformação digital, sustentabilidade, diversidade, inclusão, governança multinível).