PORTAL DO CAMPO DE PÚBLICAS

Resultado da I edição do Prêmio Augusto Tavares

  08/09/2021
  Atualizado em 22/03/2022



No dia 03/09/2021, durante o encerramento do IV ENEPCP, a ANEPCP divulgou o resultado da I edição do Prêmio Augusto Tavares.

 

A premiação tem por finalidade estimular a pesquisa, produção acadêmica, difusão do conhecimento e sua aplicação na realidade brasileira, reconhecendo o mérito de trabalhos que possam contribuir para o aperfeiçoamento da Administração Pública no Brasil.

 

Ao todo, 80 trabalhos foram inscritos no Prêmio, dentre eles, teses, dissertações e TCCs defendidos entre janeiro de 2018 e março de 2021 em cursos, departamentos ou programas de pós-graduação do Campo de Públicas.

 

A seguir, são destacados os trabalhos vencedores e as menções honrosas concedidas em 2021. A ANEPCP parabeniza a todas as autorias e a todos os autores e agradece a cada uma e cada um, bem como às orientadoras e orientadores pela contribuição dada à Ciência, à Administração Pública e ao Campo de Públicas.

 

CATEGORIA Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

 

  • Prêmio de Melhor Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação do Campo de Públicas a Maria Julia Moura Tolentino, autora do trabalho “TELETRABALHO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 : UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS TELETRABALHADORES E GESTORES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS”, orientado por Kamila Pagel de Oliveira, da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.  
  • Menção Honrosa a Fernando Resende Anelli, autor do Trabalho de Conclusão de Curso “TEORIA DEMOCRÁTICA E INCLUSÃO POLÍTICA: REPRESENTAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E DELIBERAÇÃO NOS FÓRUNS REGIONAIS DE GOVERNO DE MINAS GERAIS”, orientado por Flávia de Paula Duque Brasil, da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.  
  • Menção Honrosa a Lidia Nicole dos Santos Ten Cate, autora do Trabalho de Conclusão de Curso “QUEM RECEBE E QUE DIFERENÇA FAZEM?UM ESTUDO SOBRE ALOCAÇÃO DE EMENDAS ORÇAMENTÁRIAS INDIVIDUAIS NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS”, orientado por André Marenco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  
  • Menção Honrosa a Letícia Zamarion Campagnoli, autora do Trabalho de Conclusão de Curso “COLETIVA “RODA DAS MINAS” COMO EXPERIÊNCIA PÚBLICA: UMA AVALIAÇÃO AXIOLÓGICA DAS RODAS DE CONVERSA FEMINISTAS”, orientado por Janaína Lopes Pereira Peres, da Universidade de Brasília. 

CATEGORIA  Dissertações de Mestrado Profissional

 

  • Prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado Profissional do Campo de Públicas a Liz Vanessa Souza Coutinho De Oliveira, autora do trabalho “PERFIL DE GASTO PÚBLICO EM SAÚDE E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A CURVA DA MORTALIDADE INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS BAIANOS”, orientada por Andrea Cardoso Ventura, da Universidade Federal da Bahia.
  • Menção Honrosa a Mírian Lucia Pereira,  autora da Dissertação de Mestrado Profissional “TRANSIÇÃO DE GOVERNO MUNICIPAL: LANÇAR DADOS NÃO PARA CONTAR COM A SORTE, MAS PREPARANDO O FUTURO DA GESTÃO”, orientada por Francisco Ricardo Duarte e David Fernando de Moraes Neri, da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf.
  • Menção Honrosa a Márcia Monalisa de Morais Sousa Garcia, autora da Dissertação de Mestrado Profissional “TRAJETÓRIAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS À LUZ DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ”, orientada por Alcides Fernando Gussi, da Universidade Federal do Ceará.
  • Menção Honrosa a Iago Itã de Almeida Pereira, autor da Dissertação de Mestrado Profissional “OCAS POPULARES: UMA INTERPRETAÇÃO PROPOSITIVA SOBRE A GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES CULTURAIS POPULARES”, orientada por Genauto Carvalho de França Filho, da Universidade Federal da Bahia.


CATEGORIA Dissertações de Mestrado Acadêmico:

  • Prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado Acadêmico do Campo de Públicas a Dalila Martins Viol, autora do trabalho “ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO: INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE INTEGRIDADE NO BRASIL”, orientada por Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz, da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.
  • Menção Honrosa a Adriana Vilas-Bôas Borges, autora da Dissertação de Mestrado Acadêmico ”POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA: UM OLHAR DOS EMPREENDEDORES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DA REDE MATA ATLÂNTICA NO TERRITÓRIO BAIXO SUL DA BAHIA” , orientada por Sandra Adriana Neves Nunes, da Universidade Federal do Sul da Bahia.
  • Menção Honrosa a Cíntia Moura Mendonça, autora da Dissertação de Mestrado Acadêmico ”(RE)PENSANDO A PARTICIPAÇÃO E O SEU PAPEL NA DEMOCRACIA À LUZ DO PRAGMATISMO: UM ESTUDO JUNTO AO FÓRUM DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLIS”, orientada por Maria Carolina Martinez Andion, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
  • Menção Honrosa a Adarlam Tadeu da Silva, autor da Dissertação de Mestrado Acadêmico ”TRICOTOMIA NAS EMPRESAS SOCIAIS SOB O INVÓLUCRO DA REFORMA AGRÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO CHE GUEVARA-CASSERENGUE/PB”, orientada por Vanderson Gonçalves Carneiro, da Universidade Federal da Paraíba.
  • Menção Honrosa a Francymonni Yasmim Marques de Melo, autora da Dissertação de Mestrado Acadêmico “EXISTEM PRINCÍPIOS DE JUSTIÇA EQUITATIVA NA EDUCAÇÃO? UM  ESTUDO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS EXECUTADOS PELO FUNDO NACIONAL  DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO”, orientada por Sandra Cristina Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 


CATEGORIA Teses de Doutorado:

 

  • Prêmio de Melhor Tese de Doutorado do Campo de Públicas a Janaína Lopes Pereira Peres, autora do trabalho “REINTERPRETANDO O FLUXO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA: DO PRAGMATISMO CRÍTICO AO HIP HOP DA CEILÂNDIA/DF”, orientada por Luiz Fernando Macedo Bessa e coorientada por Rosana de Freitas Boullosa, da Universidade de Brasília.
  • Prêmio de Melhor Tese de Doutorado do Campo de Públicas a Mariana Mazzini Marcondes, autora do trabalho “TRANSVERSALIDADE DE GÊNERO EM POLÍTICAS DE CUIDADO: UMA ANÁLISE COMPARADA DAS POLÍTICAS DE CUIDADO INFANTIL NO BRASIL, ARGENTINA E URUGUAI DURANTE O GIRO À ESQUERDA”, orientada por Marta Ferreira Santos Farah, da Fundação Getúlio Vargas – EAESP.
  • Menção Honrosa a Morgana G. Martins Krieger, autora da Tese de Doutorado “URBAN CONFLICTS IN MEDELLÍN AND SÃO PAULO: DEVICES, COURSES OF ACTION AND REGIMES OF ENGAGEMENT TOWARDS THE RIGHT TO THE CITY”, orientada por Marlei Pozzebon, da Fundação Getúlio Vargas – EAESP. 
  • Menção Honrosa a Alex Luiz Barros Vargas, autor da Tese de Doutorado “CONTROLE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DA GESTÃO SOCIAL E DO BEM VIVER: ESTUDOS DE CASO NA ARGENTINA, BRASIL, CHILE E EQUADOR”, orientada por Cezar Augusto Miranda Guedes, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 
  • Menção Honrosa a Diana Cruz Rodrigues, autora da Tese de Doutorado “AÇÕES PARA ENFRENTAMENTO A DESIGUALDADES NA POLÍTICA ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO PARÁ: ABRANGÊNCIA E CONFORMAÇÕES NAS TEMÁTICAS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E TECNOLOGIA SOCIAL”, orientada por Mário Vasconcellos Sobrinho, da Universidade da Amazônia. 
  • Menção Honrosa a Tatiana Dias Silva, autora da Tese de Doutorado “MUDANÇA INSTITUCIONAL, DISCURSO E INSTITUIÇÕES: POLÍTICAS PÚBLICAS DE IGUALDADE RACIAL NO GOVERNO FEDERAL DE 2000 A 2014”, orientada por Suylan de Almeida Midlej e Silva, da Universidade de Brasília. 
  • Menção Honrosa a Karen Maria Gross Lopes, autora da Tese de Doutorado “A INFLUÊNCIA DOS FATORES ESTRUTURAIS NA CRIAÇÃO DE VALOR PÚBLICO NO GOVERNO DIGITAL BRASILEIRO”, orientada por Edimara Mezzomo Luciano, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.