PORTAL DO CAMPO DE PÚBLICAS

UDESC: ensino, pesquisa e extensão no combate ao Coronavírus

  31/03/2020
  Atualizado em 22/03/2022



A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) também é destaque nas ações voltadas ao enfrentamento da COVID-19. As contribuições da Universidade vêm envolvendo alunos, técnicos e professores. Uma rede de voluntários foi criada para proporcionar uma atuação efetiva.

As ações da UDESC vão desde a doação de materiais para a rede de saúde, como máscaras, luvas e mais de mil litros de álcool em gel para instituições de saúde e segurança pública até a disponibilização do hospital veterinário de Lages. Ainda, destaca-se a fabricação dos face shields (protetores faciais) por equipe ligada a um projeto de extensão, que já proporcionou produção de mais de mil peças de face shields.

O Laboratório de DNA da Udesc Lages e o Laboratório de Microbiologia, Imunologia e Biologia Molecular (Labmin) ofereceram seus equipamentos para diagnóstico molecular da Covid-19 ao Laboratório Central (Lacen), do Governo do Estado.

Ainda na área da extensão, o Programa Ritmo e Movimento, da Udesc Cefid, vem enviando vídeos com atividades físicas para que as pessoas permaneçam se exercitando na quarentena. Os profissionais que atuam nas academias da Universidade também contribuem com um programa de exercícios disponibilizado à população em geral.

A pesquisa também é destaque na UDESC. Estudos de modelagem do crescimento da pandemia no Brasil e em Santa Catarina vêm sendo realizados com base em análises matemáticas e estatísticas, o que fundamentará a atuação do poder público no combate à pandemia.

Além disso, alunos e servidores deram início a uma campanha bem sucedida que já possibilitou a arrecadação de 47 cestas básicas, 47 fardos de papel higiênico e 47 porções de proteína animal para a comunidade da Vila Aparecida.

Até mesmo o público infantil foi atendido com a elaboração de jogo matemático para crianças sobre o novo coronavírus e com a criação do perfil Playground da Matemática, no Instagram, por professores da Udesc Joinville, para possibilitar a postagem de vídeos ensinando atividades às crianças.

Para conhecer melhor essas e outras ações desenvolvidas pela UDESC, acesse: https://www.udesc.br/noticia/udesc_fabrica_face_shields__doa_materiais_de_saude_e_oferece_hospital_contra_coronavirus