NOTA DA ANEPCP SOBRE A ATUAL CRISE POLÍTICA NO BRASIL
Por meio de sua diretoria, a ANEPCP – Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas – como entidade representativa deste campo profissional, acadêmico e político e congruente com seus fundamentos éticos e normativos, exerce o dever de se posicionar em face dos desdobramentos da grave crise política por que passa o Brasil.
A quadra histórica impõe a defesa intransigente da República inaugurada com a redemocratização e que constitui a mais longeva experiência de efetivo funcionamento do Estado democrático de direito no país.
É a democracia que vem possibilitando o gradativo aperfeiçoamento da administração pública no Brasil e dos mecanismos de controle social, além do reconhecimento da secular dívida social e da inclusão de grupos historicamente marginalizados. Qualquer ameaça de ruptura institucional deve ser imediata e firmemente repelida por todos os atores do Estado e da sociedade civil imbuídos do ethos republicano e democrático que anima o campo de públicas.
Com lastro no pluralismo político, cultural e ideológico sobre o qual nossa ordem constitucional está assentada, cumpre rechaçar sumariamente condutas autocráticas e abusivas que em passado de triste memória interromperam a desenvolvimento de nossa frágil democracia.
A ANEPCP propugna que qualquer solução para a crise em andamento paute-se pela manutenção e aprofundamento do diálogo, dos direitos de cidadania, das instituições políticas republicanas, da vontade popular expressa nas urnas e do devido processo legal e coloca-se à inteira disposição para somar-se àqueles que buscam uma solução presidida por esses princípios.