PORTAL DO CAMPO DE PÚBLICAS

Uma Ideia: Fundo do Campo de Públicas

 
07/02/2018
 
Atualizado em
22/03/2022

O Fundo surgiu como ideia após o Encontro Nacional de Estudantes de Administração Pública de 2013, organizado pelo Diretório Acadêmico da Escola de Governo. A proposta era construir um Fundo que gerisse recursos de maneira sustentável para financiar atividades acadêmicas de interesse dos alunos da Fundação João Pinheiro. A inspiração do modelo veio dos fundos Endowment, muito comuns no exterior, mas que possuem somente uma experiência semelhante no Brasil, na Politécnica da USP, o Amigos da Poli.

Foi montado no fim de 2013 um grupo de discussão sobre o tema com o Diretório Acadêmico, João Pinheiro Jr. e Sindesp. A principal proposta do Fundo é de que ele receba doações de pessoas físicas e jurídicas, e somente os rendimentos dos recursos são gastos, de maneira que ele seja perpétuo. Com esses rendimentos, o Fundo realiza processos de seleção de projetos a serem financiados e acompanha a execução do planejamento e do uso dos recursos. Durante o período de concepção da proposta, definimos que o principal objetivo do Fundo é de apoiar o desenvolvimento do Campo de Públicas como um todo. O contexto de criação vinculado a Fundação João Pinheiro direciona as atividades nesse meio, mas foi definido que inserido no contexto do Campo Nacional, o Fundo deveria se preparar para abarcar a participação de outras instituições.

Foi montada uma Diretoria Provisória, com a tarefa de realizar os procedimentos de início de funcionamento do Fundo, como o registro, abertura de conta em banco, realização do primeiro edital de financiamento e após um ano, organizar a primeira Assembleia Geral para nomear a primeira diretoria de fato. O Fundo obteve seu registro em cartório, CNPJ junto a Receita Federal, autorização da Prefeitura, autorização de uso de endereço da Fundação João Pinheiro Campus Brasil.

No atual momento então, o Fundo existe como entidade jurídica embora não tenha iniciado as atividades, já tem identidade visual pronta, 2 anos de acumulo de pesquisa, discussão e experiência para desenvolver o trabalho proposto. Já foi realizada também a Assembleia Geral para nomear nova diretoria e agora é preciso criar a conta em banco, receber a doação do Diretório Acadêmico, investir os recursos e realizar seu primeiro edital de financiamento.

Conheça o Fundo Campo de Públicas: https://youtu.be/MMqIW6OXxas

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCcqFdZLivqrxdlS3EGOOEpQ

Facebook: https://www.facebook.com/fundocampodepublicas/

 

Fonte:

Alice Emmanuele Teixeira Peixoto
Tel.: (31) 9 9167 1504 / (31) 9 9313 1503 | Skype: alicetpeixotoGraduanda em Administração Pública

 

XXXIII CSAP | Escola de Governo Prof. Paulo Neves de Carvalho | Fundação João Pinheiro

Assessora de Relações Institucionais 

Federação Mineira de Empresas Juniores | FEJEMG

Conselheira Administrativa

João Pinheiro Jr. | Consultoria Júnior em Administração Pública

 

Conselheira Multiplicadora 

Federação Mineira de Empresas Juniores | João Pinheiro Jr. 

 
Diretora de Relações Institucionais 
Federação Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas | FENEAP
 
Diretora de Captação

Fundo Campo de Públicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.