PORTAL DO CAMPO DE PÚBLICAS

ANEPCP em apoio à Educação e contra a barbárie

ANEPCP em apoio à Educação e contra a barbárie

 
17/05/2021
 
Atualizado em
22/03/2022

No dia 18/05/2021, às 9h, no canal youtube.com/tvufba, será realizado o ato nacional “Educação contra a Barbárie”, organizado pela UFBA e que contará com estudantes, professores e técnicos da educação de todo o país, além dos dirigentes de 13 entidades nacionais (SBPC, Academia Brasileira de Ciências, Abrasco, Andifes, UNE, ANPG, Fenaj, ABI, OAB, Proifes, Andes, Fasubra e Conif).
O evento trará posicionamento destas entidades contra o desmonte de políticas públicas, do sistema educacional brasileiro e contra a má gestão da saúde durante a pandemia.
Considerando o atual momento vivenciado no Brasil, o manifesto “Educação ou Barbárie!” indica que “desenham-se então duas linhas de força inconciliáveis e antagônicas: educação ou barbárie” (https://contraabarbarie.ufba.br/manifesto/).
Em recente texto divulgado, o Prof. Dr. Carlos Vainer (UFRJ, Membro do Conselho Consultivo e um dos fundadores da ANEPCP) ressalta a importância do evento ao afirmar que:“ Nossas universidades não estão sendo chamadas pela UFBA a se manifestarem apenas contra o corte de verbas nas universidades, mas contra o corte de verbas em quase todos os setores da máquina pública. E, tão ou mais importante, a UFBA não nos convoca apenas a lutar por recursos, mas a lutar contra o obscurantismo e a barbárie, contra um governo e uma política que já mostraram, à saciedade, ter como objetivos a destruição do setor público e da esfera pública, a corrosão do sentido mesmo da sociabilidade, a degradação da convivência democrática e a violação de direitos conquistados”.
Seguindo os valores republicanos e democráticos que a Anepcp defende declaramos nosso apoio ao ato e convidamos a todes do Campo de Públicas a a unir esforços na defesa do ensino superior e das universidades públicas, gratuitas, inclusivas e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *